quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conhecimentos

Tem dias em que fico pensando e percebo o quão eu sou ignorante, leiga em tantos assuntos que chega a dar medo. Quanto mais leio e tento aprender, mais percebo que não sei nada! E bate uma angústia misturada com tristeza...

Então, resolvi que vou passar a pesquisar mais sobre assuntos que eu percebi que falo, falo e que, na verdade, não sei nada sobre! Apenas falo da boca pra fora!!

Não prometo fazer isso todos os dias. Até porque todas as vezes que prometo alguma coisa, acabo me boicotando. Mas sempre que eu puder e me lembrar, vou pesquisar sobre um determinado assunto que me pareça interessante (país, cultura, curiosidades...) e tentar postar um resumo do que li e aprendi aqui no blog. Acho que vai ser algo interessante.

Para começar, resolvi pesquisar sobre a África do Sul (nem me perguntem o porquê dessa escolha, mas não tem nada a ver com a Copa do Mundo). Pesquisei e achei no Wikipedia:


África do Sul:

  • País situado no extremo Sul da África, com 2.798 km de litoral sobre os oceanos Atlântico e Índico;
  • Divide suas fronteiras com a Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.
  • Conseguiu sua independência política em 1961 e declarou-se uma república. Apesar da oposição dentro e fora do país, o governo manteve o regime do apartheid.
  • No início do século XX, alguns países e instituições ocidentais começaram a boicotar os negócios com o país por causa das suas políticas de opressão racial e de direitos civis. Após anos de protestos internos, ativismo e revolta de sul-africanos negros e de seus aliados, finalmente, em 1990, o governo sul-africano iniciou negociações que levaram ao desmantelamento das leis de discriminação e às eleições democráticas de 1994. O país então aderiu à Comunidade das Nações.
  • A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercia; entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.
  • A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comi]unidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idomas que têm estatuto oficial.
  • Cerca de um quarto da população está desempregada e vive com menos de U$ 1,25 por dia.
  • As cidades sul-africanas Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni são apontadas como as mais desiguais do mundo, segundo relatório da ONU divulgado em 2010.

Por enquanto, é só... Até o próximo Post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário